
Essa modalidade é praticada por deficientes físicos, em bicicletas adaptadas e esses ciclistas são atletas de alto rendimento. Paralisados cerebrais, atletas com diferentes graus de prejuízo físico, amputados com e sem prótese e deficientes visuais, praticam ciclismo, divididos em categorias funcionais, de acordo com cada lesão.
São provas de distância em estrada, provas de contra relógio e provas em velódromos, disputadas independentemente da idade do atleta.
O Brasil fez sua estréia nas Paraolimpíadas de Bracelona/Espanha em 1992 com Rivaldo Martins, que dois anos depois sagrou-se Campeão Mundial de Ciclismo Paraolímpico na Bélgica, repetindo a vitória mais duas vezes e tornando-se um dos maiores ciclistas paraolímpicos do mundo.
Outros nomes de expressão desse esporte como Soelito Ghor e Flaviano de Carvalho, ambos medalhas de ouro no Parapanamericano da Colômbia em 2007, e Rodrigo Feola, Tri Campeão Brasileiro e pioneiro na categoria TANDEM ( bike dupla ) para deficientes visuais, fazem do Brasil um país com enorme potencial para esse esporte.
Promover essa modalidade de esporte para deficientes físicos faz parte de uma campanha que pretende aumentar o número de praticantes, informando as condições e as datas e locais das provas.
Entidades voltadas ao atendimento de deficientes físicos através do esporte e deficientes físicos que desejem praticar o esporte, poderão obter maiores informações sobre a prática do ciclismo paraolímpico, acessando o site:
http://www.ciclismoparaolimpico.blogspot.com/
Conheça melhor os ciclistas brasileiros, campeões internacionais:
Rivaldo Martins - www.rivaldomartins.com.br
Soelito Ghor - www.soelitoghor.blogspot.com
Flaviano de Carvalho - www.flavianodecarvalho.blogspot.com
Rodrigo Feola - http://www.boglinho.blogspot.com/ ( foto )